Uma tragicomédia em família
Bruce não era arquiteto, engenheiro ou restaurador e sim professor de inglês. Tinha obsessão por coisas bonitas, enfeitadas, floreadas, com arabescos, penduricalhos e tudo o mais que tornasse uma peça linda, difícil de limpar e, na visão de Alison, inútil. Já a narradora logo desenvolveu um gosto por coisas simples, meramente utilitárias, a começar pelo seu cabelo, que sempre usou curto, como o de um menino.
Os traços em preto, branco e azul claro de Bechdel relatam como ela se sentia estranha, se comparada ao resto das pessoas que conhecia, no meio de uma família distante, não física, mas emocionalmente, e por quem ela nutria um misto de amor, medo e incompreensão.
As descobertas que faz sobre si mesma, seu pai e a relação entre os dois são entremeadas por grandes nomes da ficção e da literatura sobre homossexualidade. Para alcançar seu pai no mundo imaginário que ele construíra, começou a seguir as indicações de leitura dele. Para entender-se melhor, começou a ler escritoras que falassem de lesbianismo. Para auxiliar o leitor, todas as referências encontram-se espalhadas pelos quadros. É possível ver título e autor de todos os livros que Alison considera importante, mesmo que ela não os mencione.
A escrita é algo muito presente na obra, não apenas pelos livros, mas pelas cartas trocadas entre o pai e a mãe e entre ela e os pais, que são reproduzidas em diversas partes do livro. Alison faz de Fun Home uma história sobre descobertas familiares, sexuais, tentativa de entender-se (e, talvez, auxiliar outros a se entenderem) e uma espécie de homenagem à família e, principalmente ao pai. O livro ganhou o prêmio Will Eisner de 2007 e foi eleito o melhor livro de 2006 pela revista Time.
Fun Home, de Alison Bechdel
Publicado em 2007 pela editora Conrad.
Brochura.
239 páginas.
Formato: 16 x 23 cm
R$ 45,00
Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com
Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House
0 comentários:
Postar um comentário